É o que sugerem os fósseis siberianos de um dinossauro emplumado de duas pernas, datado de cerca de 160 milhões de anos atrás.
Nas últimas duas décadas, algumas descobertas na China levaram a pelo menos cinco espécies de dinossauros emplumados. Mas todos eles pertenciam ao grupo dos terópodes – dinossauros "raptores", ancestrais de pássaros modernos.
Agora, em uma descoberta relatada por uma equipe internacional na revista Science, sobre a nova espécie de dinossauro encontrada, Kulindadromeus zabaikalicus, indica que as penas estavam em todos da família.
Isso porque o corredor de duas pernas, com 1,5 m de comprimento, recentemente desenterrado, era um dinossauro ornitísquio (de bico), pertencente a um grupo ancestralmente distinto das descobertas passadas de terópodes.
"Provavelmente isso significa que o ancestral comum de todos os dinossauros tinha penas", diz o autor principal do estudo, Pascal Godefroit, do Instituto Real Belga de Ciências Naturais em Bruxelas. "As penas não são uma característica apenas dos pássaros, mas de todos os dinossauros".
Os fósseis, que incluíam seis crânios e muitos outros ossos, ampliam bastante o número de famílias de dinossauros com penas – macias, finas e em tiras neste caso – indicando que as plumas evoluíram das escamas que cobriam répteis mais antigos, provavelmente como isolamento.
Além de suas penas, o Kulindadromeus também tinha escamas, especialmente arqueadas que apareciam em linhas, na sua longa cauda.
O Kulindadromeus acrescenta uma nova dimensão à compreensão da evolução das penas, já que os três tipos de penas encontradas como impressões com os fósseis são diferentes das vistas em dinossauros emplumados ou pássaros modernos.
Os novos fósseis siberianos são o melhor exemplo de que alguns dinossauros ornitísquios tinham penas. Então, não eram apenas os terópodes que tinham coberturas suaves.
Isso significa que agora podemos estar confiantes de que as penas não foram só uma característica de aves e seus parentes mais próximos, mas evoluíram muito na história dos dinossauros.
É possível que o antepassado comum dos dinossauros provavelmente tinha penas, e que todos os dinossauros tinham algum tipo de pena, assim como todos os mamíferos têm algum tipo de pelo.
Porém os estudiosos sugerem que os maiores dinossauros possuíam menor número de penas, já que não precisavam delas para isolamento.
Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/quase-todos-os-dinossauros-tinham-penas-sugere-descoberta-na-siberia#:~:text=Quase%20todos%20os%20dinossauros%20provavelmente,160%20milh%C3%B5es%20de%20anos%20atr%C3%A1s.&text=%22As%20penas%20n%C3%A3o%20s%C3%A3o%20uma,mas%20de%20todos%20os%20dinossauros%22.