Na província chinesa de Jiangxi, foi descoberto um fóssil de um dinossauro bebê, enrolado perfeitamente dentro de seu ovo, com 70 milhões de anos. Essa descoberta lançou mais luz sobre as ligações entre dinossauros e pássaros.
O ovo preserva o esqueleto embrionário de um dinossauro oviraptorídeo, apelidado de Baby Yingliang.
Ossos de bebês dinossauros são pequenos e frágeis e muito raramente são preservados como fósseis, tornando este um achado muito especial, segundo Darla Zelenitsky, professora associada ao departamento de geociências da Universidade de Calgary, no Canadá.
“Até agora, pouco se sabia sobre o que acontecia dentro de um ovo de dinossauro antes da eclosão, já que há poucos esqueletos embrionários, principalmente aqueles que estão completos e preservados em uma pose de vida”, acrescentou a professora.
O ovo tem cerca de 17 centímetros de comprimento e o dinossauro foi estimado em 27 centímetros de comprimento da cabeça à cauda. Os pesquisadores acreditam que quando adulto, se tivesse sobrevivido, teria cerca de dois a três metros de comprimento.
Os pesquisadores da China, Reino Unido e Canadá estudaram as posições de Baby Yingliang e de outros embriões oviraptorídeos encontrados anteriormente. Eles concluíram que os dinossauros estavam se movendo e mudando de postura antes de eclodir de maneira semelhante aos filhotes de pássaros.
“Ficamos surpresos ao ver esse embrião lindamente preservado dentro de um ovo de dinossauro, deitado em uma postura de pássaro. Essa postura não tinha sido reconhecida em dinossauros não-aviários antes.” disse Waisum Ma, o principal autor do estudo e pesquisador da Universidade de Birmingham, no Reino Unido.
Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/bebe-dinossauro-e-descoberto-vivo-dentro-de-seu-ovo/