Novidades
voltar
Curiosidades
Parentes distantes dos dinossauros (parte 2)

Além das galinhas, dos hipopótamos e dos golfinhos, outros animais têm parentesco com os dinos. Confira!

Burros e rinocerontes são bem diferentes, não é mesmo?! Talvez não tanto assim... Eles podem ser muito diferentes em aparência, mas são parecidos no que mais interessa para os biólogos evolutivos: ambos têm um número ímpar de dedos nas patas – três no caso do rinoceronte, um no caso do burro, que atende pelo nome de casco. Por causa disso, esses dois animais, além de cavalos, zebras e antas, pertencem à ordem dos perissodáctilos. 
Animais dessa ordem compartilham outras características, mais discretas. Uma das principais é possuir um estômago só – ao contrário dos quatro das vacas. Por causa disso, eles fazem parte da digestão no intestino, onde bactérias dão uma mãozinha na hora de quebrar a celulose.
Um dos perissodáctilos mais antigos – avô de rinocerontes e burros – viveu há 55 milhões de anos na Ásia, e atende pelo nome de Radinskya yupingae. Sabemos que ele era menor que todos os seus sucessores, mas é difícil precisar seu tamanho, pois o único fragmento fóssil disponível é um fragmento de crânio.